Padarias ampliam fluxo de clientes nos supermercados

por Igor Marques

23/11/2016

Os clientes costumam frequentar uma padaria aproximadamente 14 vezes por mês, conforme dados do Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC). Esse alto fluxo despertou o interesse dos supermercados. Essas empresas começaram a utilizar o setor para conquistar seus consumidores e aumentar sua lucratividade. O resultado tem sido positivo com bons resultados comerciais.

 

 “A padaria dentro do supermercado é um setor que gera fidelização do cliente em função dos produtos respeitarem os hábitos de alimentação locais e terem alta repetição de compra. Para o supermercado de vizinhança, que acaba assumindo as compras do dia a dia, a padaria é um setor completamente estratégico e importante para levar o cliente a frequentar o ponto de venda”, analisa o presidente do Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria, Márcio Rodrigues.

 

Uma pesquisa elaborada pelo Sebrae aponta um crescimento de 63% para as lojas de vizinhança nos últimos cinco anos. Esses pontos de venda que representavam 30% no total de compras no varejo, hoje já representam 40% do volume de vendas em alimentos, higiene, perfumaria e limpeza. Para atingir essa amplitude, o setor de panificação e de produtos refrigerados foi um diferencial de destaque.

 

“A padaria é um local de venda de produtos frescos. Isso é fundamental para a competitividade do supermercado e um bom espaço garante um fluxo de clientes dentro do ponto de venda. Há produtos como o pão francês, com grande repetição de compra e que se não encontra com qualidade em qualquer lugar. Esses produtos se tornam determinantes para essas empresas”, analisa o especialista.