MEI são alvo de pesquisa pelo convênio ABIP/ITPC/SEBRAE

Renato Faria

24/11/2015

De acordo com o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) existem hoje no país mais de cinco milhões de microempreendedores individuais (MEI). Destes, mais de 700 mil tem atividades ligadas ao setor de alimentação. E de acordo com o Sebrae, perto de 30 mil MEI estão ligados ao setor de panificação e confeitaria. Muitos vindo de experiências anteriores com trabalho informal e ávidos por permanecer e crescer no mercado. Ou seja, é um público que merece atenção e o convênio ABIP/ITPC/SEBRAE busca entender suas necessidades com uma ação específica.

 

Essa ação envolve uma pesquisa com MEI de todo o país de forma a relacionar aspectos que levaram os empreendedores a optar por ser um MEI, sua entrada no segmento de alimentos e bebidas, suas dificuldades e carências. A aplicação desse questionário já começou, tendo sido realizado em estados como RJ, MG, AP e MA em mais de 100 empresas. No Rio de Janeiro e São Luis, por exemplo, os questionários foram aplicados dentro da Feira do Empreendedor. Além disso, tem sido feito contatos com parceiros como os Sebrae/UF, fornecedores e distribuidores para formar uma rede de informações sobre os MEI, facilitando sua identificação.

 

Esse material dará origem a uma série de publicações (artigos técnicos e uma cartilha) e de um modelo de atendimento voltado para o microempreendedor individual do segmento de alimentos e bebidas, além de seminários para apresentação dos resultados e discussões sobre o trabalho com esse público e superação de seus desafios.

 

Se você é MEI e quer participar da pesquisa ou ainda Sebrae/UF, entidades e empresas que podem contribuir com informações são bem-vindos. Entre em contato com o convênio pelo e-mail karlene@institutoitpc.org.br.