Diferencial competitivo para buscar rentabilidade

Renato Faria

24/11/2015

Casa cheia no Seminário de Tecnologia e Inovação realizado em Blumenau/SC, no dia 17 de novembro de 2015, no auditório do SESI Blumenau. Foi o quinto seminário realizado pelo convênio ABIP/ITPC/SEBRAE, dos dez previstos para essa ação. O tema principal foi “Como aumentar a rentabilidade da padaria”, que reuniu cerca de 50 pessoas as quais acompanharam as discussões sobre ações que podem resultar num melhor desempenho das empresas de panificação e confeitaria, principalmente num momento de dificuldades econômicas como o atual.

 

O evento teve participação do representante do Sindipan Blumenau, Ivan Tonn, de Donizete Böger representando o Sebrae/SC e do supervisor de vendas da Bunge Alimentos Valdir Lima. De acordo com o diretor técnico do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria Emerson Amaral, que participou da palestra, as discussões envolveram o reforço em valorizar o diferencial competitivo das empresas de panificação e confeitaria, como estratégia de posicionamento de mercado e melhoria da rentabilidade, inclusive utilizando o pão francês, principal produto das padarias.

 

E no caso do pão francês se reforçou o trabalho realizado pelo convênio, no qual 50 padarias receberam a pesquisa de avaliação da qualidade do pão tipo francês. Definiu-se ainda a participação de cinco empresas de Blumenau dentre as 50 que receberão o piloto de intervenção nos processo produtivos baseados nos requisitos da norma ABNT NBR 16170, também executado pelo convênio. Essas padarias serão definidas por sorteio e o piloto será realizado em 2016.